Professores da Rede Municipal de Piratuba - Turma 1
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Atividade 2
Nessa atividade, vocês irão assitir os dois vídeos abaixo, elaborar uma reflexão sobre um dos vídeos(ou sobre os dois, como queiram) e postar nos comentários. Bom trabalho!!!!
No primeiro Vídeo, observamos que o importante é que prática e teoria têm que estar em igualdade nas medidas. De nada vale a teoria se não aplicarmos a prática. Aí esta o grande problema da nossa educação, conteúdos apenas repassados, ainda copiados e memorizados. Qual seria a experiência válida á uma criança de series iniciais? desenhar uma arvore em um papel? Ve-la apenas na televisão? ou deixar que ela tenha um contato real com a mesma? com certeza será o contáto direto ! E assim são, experiências que só terão efeito se aplicadas e vivenciadas, seja desde as séries iniciais aos bancos da universidade. Se equilibrarmos teoria e prática com certeza teremos jovens preparados e capacitados a enfrentar os desafios lá fora.
“O conhecimento dirige a prática; no entanto, a prática aumenta o conhecimento.” (Thomas Fuller).
No segundo vídeo podemos observar que a liberdade sem limites em meio a tanta informação, pode deixar os jovens vulneráveis à qualquer mal. E que se torna de extrema necessidade que todos os Pais procurem de alguma forma administrar seu tempo, tentando com naturalidade inteirar-se do que seus filhos fazem diante de um computador, evitando problemas futuros.
"Uma das funções do vício é manter a virtude dentro de certos limites". (Samuel Butler).
Na sociedade atual, os meios digitais e tecnológicos se tornaram ferramentas imprescindíveis para o ser humano, pois sem o seu uso, as pessoas se sentem desatualizadas, descontadas da atualidade, dos acontecimentos que movimentam o mundo. Para nós educadores, a relação destes meios com o processo ensino-aprendizagem é de suma importância, pois nossos alunos já nascem envolvidos com essa nova era digital, é de responsabilidade dos profissionais de educação saber utilizar a esses meios a seu favor, fazendo com que as aulas se tornem atrativas, possibilitando maior interação dos alunos. Entretanto, um dos problemas que o segundo vídeo nos mostrou, e que está presente no dia-a-dia de muitas famílias, é o vício de muitos adolescentes com os jogos on-line. Para estes adolescentes, os jogos se tornam a única razão de viver, eles passam horas e horas na frente da máquina, aquilo se torna a única atividade desenvolvida por eles, deixando de comer, dormir e de se relacionar com outros indivíduos.
O material apresentado trata da importante função que o professor tem de orientar o aluno sobre as diferentes fontes de informação e como elas lhe podem ser uteis.Afinal, hoje em dia, a sociedade vive em um mundo conectado, que tem acesso a muito informação, mas que nem sempre é de qualidade.É preciso, segundo o video, que as escolas, e os professores saibam incrementar a sua rotina todos os artificios disponiveis: televisão, internet, revistas, etc modernizando e tornando o ensino atraente aos olhos do aluno, de forma que ele encontre utilidade e praticidade para o que lhe é ensinado. Percebe-se também a importante função dos pais em buscar conhecer as tecnologias e o modo apropriado de utiliza-la, buscando orientar os filhos quanto ao tempo e conteudo apropriado de seu uso,para que tais tecnologias não se tornem vicios perigosos.
Ao assistir os vídeos percebe-se que o uso de ferramentas tecnológicas está cada vez mais presente em nosso meio. Mesmo assim, é preciso entender qual a maneira correta de utilizá-la, visto que o seu uso exagerado pode ocasionar diversos conflitos. Muitas vezes nos deparamos com inúmeras informações, porem não temos conhecimento sobre elas, ou seja, estamos apenas rodeados de noticias. Deste modo cabe a nós educadores levar aos alunos a idéia de que devemos usar a tecnologia como mais um recurso para a obtenção de conhecimentos que servirão tanto para a nossa prática educativa assim como para a vida em geral de nossos alunos.
A cada dia que passa as tecnologias estão mais presentes na vida das pessoas, os videos nos mostram que precisamos entender qual é a maneira mais correta que devemos utilizar estas tecnologias. Nós como professores devemos levar aos nossos alunos uma visão mais aberta para que eles busquem as tecnologias alternativas de adquirir conhecimento, percebendo nelas as coisas boas que se pode aprender.
Atualmente somos rodeados de necessidades das mais diversas naturezas e formas e muitas vezes o nosso atendimento ocorre de forma insatisfatória e outras vezes, ficamos sem atendimento algum. Entretanto, muitas dessas necessidades têm o atendimento facilitado por meio de tecnologias cada vez mais avançadas. Apesar de termos sido criados com medo da tecnologia, ouvindo de nossos pais coisa como "- Não põe a mão no botão...vai quebrar a TV", sem dúvida à próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir, vai ficar à margem dos próprios alunos, uma vez que eles nasceram na era da tecnologia. Com isso se exige do professor uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidades amplia o nosso horizonte e acena com novas possibilidades pedagógicas, facilitando a aprendizagem. Apenas é preciso tomar cuidado para não nos viciarmos nos meios tecnológicos a ponto de não conseguirmos agir sem essas ferramentas, ou de nos tornarmos impossibilitados de encontrar novas formas de procedermos frente àquilo que estamos planejando. Muitos adolescentes hoje já estão sendo comandados pelos jogos da internet, passam maior tempo frente às telas, disputando com pessoas dos mais diversos lugares do mundo. Há pontos positivos vistos nestes jogos, como a interação, o próprio conhecimento lógico, apenas deve-se tomar cuidado para não tornar-se um viciado e ter como companheiro familiar apenas um mero computador. Onde fica a socialização? E o momento com a família?
Olá Rosemari, Aline, Celina, Magrit, Marcia e Claudete .... Fica claro nas reflexões de vocês a importância em saber utilizar as tecnologias integradas no planejamento do professor. Concordo totalmente, a tecnologia por sí só não garante aprendizagem, o professor é que precisa se apropriar dos recursos tecnológicos para tornar a aprendizagem significativa. Outro desafio bem grande, reside na importância do papel da família frente às tecnologias. Limitar o tempo destinado à internet em casa tem se mostrado eficiente e muitos pais precisam dessa orientação, pois não possuem tal conhecimento. Mais uma vez entra a escola como instituição responsável pelo conhecimento, em informar alunos e pais sobre os benefícios e riscos oferecidos pela internet. Abraço a tod@s!!!! Neura
No atual cenário em que estamos inseridos, as informações chegam de forma galopante e em grande quantidade. É visível a necessidade que existe de conhecimento quanto para o mercado de trabalho quanto para nosso dia a dia. Dentro desse contexto, a educação surge com uma nova função, a função de organizar, articular essas informações recebidas pelos alunos, dando um verdadeiro significado para elas. A educação precisa também assegurar o acesso a todos os alunos, incluindo os menos favorecidos ao mundo digital. Não basta ter acesso as informações, ao conhecimento, é preciso saber usar isso de forma proveitosa e que possa realmente fazer a diferença em nossa sociedade.
Nos deparamos com enorme quantidade de recursos tecnológicos com isso a quantidade de informações vem aumentando de tal forma que é preciso uma conscientização maior para que possamos nos beneficiar dessas tecnologias , cabendo á escola o papel de exercer essa consciência crítica assim como uma orientação maior no sentido da utilização correta desses meios. Como pode ser percebido no segundo vídeo, que a família não estava preparada e não soube trabalhar a forma correta das tecnologias. Nesse caso ( mais uma vez) a escola deve enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa, desempenhando função da escola e família.
Com relação ao primeiro vídeo, percebe-se que as tecnologias estão aí, para serem usadas no ensino aprendizagem , é uma ferramenta muito importante para a educação hoje, porque estamos na era digital, facilita a aprendizagem, nós como educadores devemos ensinar a maneira correta de usar essa tecnologia em prol do conhecimento. O segundo vídeo mostra essa ferramenta sendo usada de forma errada, será que essa família estava preparada para receber esta tecnologia, outra vez entra o papel do educador, de explicar como usar ferramenta para auxiliar o conhecimento e a aprendizagem.
Marielza diz: Ao assistir o primeiro vídeo, foi possível perceber que pratica e teoria devem andar juntas, pois não é possível com uma só exercer um bom trabalho. Vale ressaltar também que com relação às crianças ao ensinarmos os conteúdos previstos para cada nível, devemos também co-relacionar pratica e teoria. Isso tudo é possível perceber ao vivenciarmos diariamente em nossas salas, que para o conteúdo ter sentido para o educando é preciso uma boa explicação (teoria) e um bom exemplo (pratica).
Com relação ao segundo vídeo, percebi que o personagem em questão esta totalmente dominado pelo jogo, não há mais limites para ele. Seria muito importante neste momento uma boa terapia e ajuda para que pouco a pouco ele pudesse se desprender de seu vicio e encontrar algo que o entretece tanto quanto o micro, mas com fim educativo que viesse a auxiliá-lo no ensino e aprendizagem.
Hoje no mundo todo existe um acesso ilimitado aos recursos tecnológicos,basta um click e os amigos são acessados em qualquer hora ou lugar. As crianças tem contato diário com esse mundo virtual, muitas vezes esse contato ilimitado acaba se tornando um vicio difícil de controlar. Por isso, é necessário que os pais participem com seus filhos desse universo de conhecimento e informação orientando-os como usar de maneira responsável e segura. O professor também deve ser orientador quanto ao uso das tecnologias como meio de conhecimento,informação e aprendizagem, apontando as consequências da utilização inapropriada para o aluno.
O planejamento do uso da tecnologia amplia as possibilidades de exploração de conteúdos escolares. O bom aproveitamento das máquinas reflete na melhoria da aprendizagem dos alunos, e para que isso seja realidade é preciso planejamento e incluir na formação espaço profissional as ferramentas tecnológicas adequadas para o projeto pedagógico, ou seja, pensar nas informações apresentadas e tornar realidade com o uso da tecnologia em sentido mais amplo. Repensar no volume de informações e selecionar de maneira que o aluno organize de maneira aproveitável.
Todos nós sabemos que a utilização efetiva das tecnologias da informação e comunicação na escola é uma condição essencial para inserção mais completa do cidadão na sociedade . Muito já foi discutido sobre o uso das tecnologias e do computador na Educação, portanto já confirmou-se que tais recursos devem constituir-se em ferramentas para apoio e desenvolvimento da aprendizagem Para isso acontecer devemos ter um planejamento adequado para o uso das tecnologias, estimulando nossos alunos ao desenvolvimento de suas habilidades, tendo sentido significativo de aprendizagem. Todos nós sabemos que a utilização efetiva das tecnologias da informação e comunicação na escola é uma condição essencial para inserção mais completa do cidadão na sociedade . Muito já foi discutido sobre o uso das tecnologias e do computador na Educação, portanto já confirmou-se que tais recursos devem constituir-se em ferramentas para apoio e desenvolvimento da aprendizagem Para isso acontecer devemos ter um planejamento adequado para o uso das tecnologias, estimulando nossos alunos ao desenvolvimento de suas habilidades, tendo sentido significativo de aprendizagem.
o vídeo nos mostra que estamos vivendo em um mondo cada dia mais conectado e o professor possui um papel muito importante, o de orientar o aluno no que é bom ou não para ele, principalmente o de selecionar um assunto e mostrar para o aluno como e onde encontrar, para que o mesmo perceba que o professor possui o conhecimento e usa a mídia apenas como uma ferramenta.
No primeiro vídeo, o professor fala sobre a importância de organizar os conhecimentos, onde o educador precisa aprender primeiro para auxiliar o aluno na apropriação desses conhecimentos, e ensinar o que realmente é importante e o que será utilizado na sua vida na sociedade. Sendo assim, as tecnologias estão presentes em vários espaços, portanto o educador e a escola precisam fazer uso das mesmas para que a educação esteja atualizada e relacionando dessa forma teoria e prática, auxiliando o educando a usar essas tecnologias de maneira saudável enriquecendo a aprendizagem, para que não aconteça como no segundo vídeo, uso inadequado das tecnologias, gerando desentendimento familiar, tristeza e vício, não trazendo nenhum benefício para quem faz uso da internet. A escola é um espaço de aprendizagem e precisa (e pode) auxiliar os educandos a desenvolver o senso crítico, sabendo escolher e diferenciar o que é bom ou ruim para sua vida. Adriana.
Acredito que hoje em dia, muitas pessoas, trocam suas vidas, para viver uma fantasia na tela de computador, muitas vezes esquecendo, de quem são e vivendo apenas a vida do personagem que criaram. Tudo isso leva a pessoa a influenciar as pessoas que vivem ao seu redor, a dependência destes jogos e o vício da internet, pode levar muitas pessoas a loucura. Aline Borsatti
Podemos dizer que o mundo tecnológico contempla horizontes os quais nos possibilita o conhecimento com maior rapidez, pode-se dizer que um dos grandes avanços do homem se dá através desse novo modelo de tecnologia computadorizada, onde oferece ao homem possibilidades de conhecimento, onde ser tão fácil acesso. De outro lado, muitas vezes o consumo exagerado leva as pessoas a se limitarem, escravizadas por um sistema dominado pelo ideológico que a tecnologia as conduz, algumas são influenciadas a perca da criatividade, onde desenvolvem uma lógica cega e irracional. É preciso que nós educadores, continuemo-nos apropriar cada vez mais de conhecimento na área tecnológica para conduz os trabalhos com sucesso, entretanto não devemos deixarmo-nos ser dominados pelo consumo exagerado, cabe a nos a construção e ser o centro de criatividade em nossos alunos, onde associado à tecnologia nos viabiliza inovação e conhecimento, sem esquecer que propor cio a educação é muito mais que estar envolvido a um sistema tecnológico, é fazer uso, é desenvolver senso critico e criatividade, e fazer de nossos alunos novos formadores de opiniões. Tresinha Atividade vídeo 1
Baseado no vídeo do professor Ladislau percebe-se que a escola atual necessita de uma reestruturação no currículo escolar, principalmente na prática pedagógica e as novas tecnologias estão cada vez mais avançadas; apresentando um papel determinante na educação escolar sendo elas, um paradigma organizador, onde as práticas de ensino deverão responder pela melhoria real dos alunos e os mesmos, deverão estar preparados para os desafios da sociedade vigente, permitindo assim, uma interação entre educação e trabalho. Salientando que, educação e tecnologias estão atreladas, sendo que, atualmente a maioria das famílias possuem e utilizam muitos aparelhos tecnológicos, sem falar que as crianças (nossos alunos) nasceram na era digital, desta forma, a escola mais precisamente o educador deve utilizá-los na sua prática pedagógica, para tornar assim, suas aulas mais atrativas, interativas, desafiadoras do processo de aquisição do conhecimento de forma efetiva e eficaz. Quando o professor Ladislau cita que a escola deve adotar uma posição mais organizadora de conhecimentos do que lecionadora entendo que ele questiona a postura tradicional que ainda assumimos muitas vezes quando deixamos de lado conteúdos que podem ser trabalhados dentro de sala de aula de uma maneira mais dinâmica e pertinente, porque a escola tradicional não pode existir mais com decorebas, memorizações, descrições e situações fragmentadas distantes da realidade, já não tem mais vez, diante das necessidades e exigências do mundo atual, precisamos sim, de uma escola inovadora que auxiliem os alunos na busca de novas compreensões, ideias diferenciadas, ações criativas, imediatas e principalmente colaborativas diante da construção do conhecimento. Importante ressaltar, que a escola que precisamos deve ser uma instituição democrática de direitos que garantam a todos o acesso ao bem social, pois todas as camadas sociais devem avançar na busca dos conhecimentos, porque as necessidades atuais não são as mesmas de quinze anos atrás, portanto, a escola tem que ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento significativo, porque o momento que estamos vivendo clama por uma escola que contribua para formação de alunos pensadores, críticos, autônomos, criativos, polivalentes. Também, cabe a nós educadores, reciclar o volume de informações, onde devemos aprender a ter acesso ao essencial . Uma citação que me chamou a atenção foi “A cabeça não tem que ser bem cheia, tem que ser bem feita”. Diante disso, entendo que é de suma importância a organização do conhecimento (mais qualidade do que quantidade) e saber que a educação é uma ação para a vida toda, parte constitutiva do ser humano, ou seja tem uma conotação ampla, pois possibilita a cada dia a criação de novas competências para desenvolver formas de aprender e ensinar dentro de um sociedade caracterizada pelas tecnologias, diversidade, complexidade, Competitividade, interatividade entre os indivíduos. Marilene Casagrande
o vídeo nos mostra que estamos vivendo em um mondo cada dia mais conectado e o professor possui um papel muito importante, o de orientar o aluno no que é bom ou não para ele, principalmente o de selecionar um assunto e mostrar para o aluno como e onde encontrar, para que o mesmo perceba que o professor possui o conhecimento e usa a mídia apenas como uma ferramenta. Dilce Pedroso.
Atualmente com o mundo digital os adolescentes ou público em geral, que não são educados, alfabetizados para usarem a internet de forma eficaz, acabam se entregando a um determinado jogo, programa e não consegue ficar sem usá-lo por muito tempo, isso torna-se um vício. Nesse caso tratando-se do segundo vídeo, observá-se que o adolescente sente que aquele jogo é necessário e normal para ele, acreditando que ele pode sair quando quiser, mas isso será muito difícil, quanto mais ele joga, mais quer jogar.Então cabe a nós educadores conscientizar de que a navegação deve ser consciente buscando um objetivo, e não um vício.
Ao assistir os vídeos pode-se dizer que as tecnologias estão cada dia mais presentes na vida das pessoas e conseqüentemente na vida de nossos alunos. Para isso é necessário usá-las a nosso favor de uma maneira que ela venha a contribuir na aquisição dos conhecimentos. A respeito do segundo vídeo percebe-se que a adolescência é uma das fases mais complicadas da vida. E os jogos online estão muito presentes nessa fase, por isso é preciso ter o máximo de cuidado com o tempo que uma criança ou um adolescente passa em frente a um computador, portanto é necessário estabelecer regras e limites quanto ao uso do mesmo. É necessário que os pais tenham a sensibilidade e a preocupação em orientar seus filhos para filtrar as informações recebidas.
Baseado no vídeo do professor Ladislau percebe-se que a escola atual necessita de uma reestruturação no currículo escolar, principalmente na prática pedagógica, pois as novas tecnologias estão cada vez mais avançadas; apresentando um papel determinante na educação escolar sendo elas, um paradigma organizador, onde as práticas de ensino deverão responder pela melhoria real dos alunos e os mesmos, deverão estar preparados para os desafios da sociedade vigente, permitindo assim, uma interação entre educação e trabalho. Salientando que, educação e tecnologias estão atreladas, sendo que, atualmente a maioria das famílias possuem e utilizam muitos aparelhos tecnológicos, sem falar que as crianças (nossos alunos) nasceram na era digital, desta forma, a escola mais precisamente o educador deve utilizá-los na sua prática pedagógica, para tornar assim, suas aulas mais atrativas, interativas, desafiadoras do processo de aquisição do conhecimento de forma efetiva e eficaz. Quando o professor Ladislau cita que a escola deve adotar uma posição mais organizadora de conhecimentos do que lecionadora entendo que ele questiona a postura tradicional que ainda assumimos muitas vezes quando deixamos de lado conteúdos que podem ser trabalhados dentro de sala de aula de uma maneira mais dinâmica e pertinente, porque a escola tradicional não pode existir mais com decorebas, memorizações, descrições e situações fragmentadas distantes da realidade, já não tem mais vez, diante das necessidades e exigências do mundo atual, precisamos sim, de uma escola inovadora que auxiliem os alunos na busca de novas compreensões, ideias diferenciadas, ações criativas, imediatas e principalmente colaborativas diante da construção do conhecimento. Importante ressaltar, que a escola que precisamos deve ser uma instituição democrática de direitos que garantam a todos o acesso ao bem social, pois todas as camadas sociais devem avançar na busca dos conhecimentos, porque as necessidades atuais não são as mesmas de quinze anos atrás, portanto, a escola tem que ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento significativo, porque o momento que estamos vivendo clama por uma escola que contribua para formação de alunos pensadores, críticos, autônomos, criativos, polivalentes. Também, cabe a nós educadores, reciclar o volume de informações, onde devemos aprender a ter acesso ao essencial . Uma citação que me chamou a atenção foi “A cabeça não tem que ser bem cheia, tem que ser bem feita”. Diante disso, entendo que é de suma importância a organização do conhecimento (mais qualidade do que quantidade) e saber que a educação é uma ação para a vida toda, parte constitutiva do ser humano, ou seja tem uma conotação ampla, pois possibilita a cada dia a criação de novas competências para desenvolver formas de aprender e ensinar dentro de um sociedade caracterizada pelas tecnologias, diversidade, complexidade, competitividade, interatividade entre os indivíduos.
A tecnologia é algo estremamente útil e necessário para os dis de hoje, é algo que agiliza e facilita a vida em sociedade. No entanto o segundo vídeo nos proporciona uma reflexão muito importante sobre a necessidade de haver uma orientação aos adolescente e crianças sobre como utilizar-se da tecnologia para fins realmente educativos. Essa orientação deve partir não somente dos professores, mas também dos pais, que devem estar arentos às atitudes de seus filhos com relação às tecnologias. A informática pode ser um recurso de grande valia para a vida, mas sem orientação pode ser a destruição de uma vida toda e daquelas que a rodeiam. Katiusa da Silva
Entendemos que temos muitas necessidades dos mais diversos para a sociedade atual, os meios tecnológicos se tornam ferramentas imprescindíveis para as pessoas e sociedade. E para nós educadores que nada vale a teoria se não aplicarmos na pratica. No segundo vídeo nos mostram o que está presente no dia-a-dia de muitas famílias os níveis de muitos adolescentes com jogos online, pois os mesmos deixam de comer e dormir para ficar na frente do computador, diante disso o nosso papel como educador é orientar estes jovens para que os mesmos saibam aproveitar estas tecnologias para adquirir conhecimento através de softwares educacionais. Sonia Felchicher
No primeiro Vídeo, observamos que o importante é que prática e teoria têm que estar em igualdade nas medidas. De nada vale a teoria se não aplicarmos a prática. Aí esta o grande problema da nossa educação, conteúdos apenas repassados, ainda copiados e memorizados. Qual seria a experiência válida á uma criança de series iniciais? desenhar uma arvore em um papel? Ve-la apenas na televisão? ou deixar que ela tenha um contato real com a mesma? com certeza será o contáto direto ! E assim são, experiências que só terão efeito se aplicadas e vivenciadas, seja desde as séries iniciais aos bancos da universidade. Se equilibrarmos teoria e prática com certeza teremos jovens preparados e capacitados a enfrentar os desafios lá fora.
ResponderExcluir“O conhecimento dirige a prática; no entanto, a prática aumenta o conhecimento.” (Thomas Fuller).
No segundo vídeo podemos observar que a liberdade sem limites em meio a tanta informação, pode deixar os jovens vulneráveis à qualquer mal. E que se torna de extrema necessidade que todos os Pais procurem de alguma forma administrar seu tempo, tentando com naturalidade inteirar-se do que seus filhos fazem diante de um computador, evitando problemas futuros.
"Uma das funções do vício é manter a virtude dentro de certos limites". (Samuel Butler).
Na sociedade atual, os meios digitais e tecnológicos se tornaram ferramentas imprescindíveis para o ser humano, pois sem o seu uso, as pessoas se sentem desatualizadas, descontadas da atualidade, dos acontecimentos que movimentam o mundo.
ResponderExcluirPara nós educadores, a relação destes meios com o processo ensino-aprendizagem é de suma importância, pois nossos alunos já nascem envolvidos com essa nova era digital, é de responsabilidade dos profissionais de educação saber utilizar a esses meios a seu favor, fazendo com que as aulas se tornem atrativas, possibilitando maior interação dos alunos.
Entretanto, um dos problemas que o segundo vídeo nos mostrou, e que está presente no dia-a-dia de muitas famílias, é o vício de muitos adolescentes com os jogos on-line. Para estes adolescentes, os jogos se tornam a única razão de viver, eles passam horas e horas na frente da máquina, aquilo se torna a única atividade desenvolvida por eles, deixando de comer, dormir e de se relacionar com outros indivíduos.
Aline Inocenti
O material apresentado trata da importante função que o professor tem de orientar o aluno sobre as diferentes fontes de informação e como elas lhe podem ser uteis.Afinal, hoje em dia, a sociedade vive em um mundo conectado, que tem acesso a muito informação, mas que nem sempre é de qualidade.É preciso, segundo o video, que as escolas, e os professores saibam incrementar a sua rotina todos os artificios disponiveis: televisão, internet, revistas, etc modernizando e tornando o ensino atraente aos olhos do aluno, de forma que ele encontre utilidade e praticidade para o que lhe é ensinado.
ResponderExcluirPercebe-se também a importante função dos pais em buscar conhecer as tecnologias e o modo apropriado de utiliza-la, buscando orientar os filhos quanto ao tempo e conteudo apropriado de seu uso,para que tais tecnologias não se tornem vicios perigosos.
Ao assistir os vídeos percebe-se que o uso de ferramentas tecnológicas está cada vez mais presente em nosso meio. Mesmo assim, é preciso entender qual a maneira correta de utilizá-la, visto que o seu uso exagerado pode ocasionar diversos conflitos.
ResponderExcluirMuitas vezes nos deparamos com inúmeras informações, porem não temos conhecimento sobre elas, ou seja, estamos apenas rodeados de noticias.
Deste modo cabe a nós educadores levar aos alunos a idéia de que devemos usar a tecnologia como mais um recurso para a obtenção de conhecimentos que servirão tanto para a nossa prática educativa assim como para a vida em geral de nossos alunos.
A cada dia que passa as tecnologias estão mais presentes na vida das pessoas, os videos nos mostram que precisamos entender qual é a maneira mais correta que devemos utilizar estas tecnologias. Nós como professores devemos levar aos nossos alunos uma visão mais aberta para que eles busquem as tecnologias alternativas de adquirir conhecimento, percebendo nelas as coisas boas que se pode aprender.
ResponderExcluirAtualmente somos rodeados de necessidades das mais diversas naturezas e formas e muitas vezes o nosso atendimento ocorre de forma insatisfatória e outras vezes, ficamos sem atendimento algum. Entretanto, muitas dessas necessidades têm o atendimento facilitado por meio de tecnologias cada vez mais avançadas.
ResponderExcluirApesar de termos sido criados com medo da tecnologia, ouvindo de nossos pais coisa como "- Não põe a mão no botão...vai quebrar a TV", sem dúvida à próxima geração de educadores deverá ter mais facilidade com a informática e quem não conseguir, vai ficar à margem dos próprios alunos, uma vez que eles nasceram na era da tecnologia. Com isso se exige do professor uma preparação e atualização com intuito de fornecer as ferramentas para motivar o aluno e ajudá-lo a produzir seu conhecimento. O contato com essas novidades amplia o nosso horizonte e acena com novas possibilidades pedagógicas, facilitando a aprendizagem.
Apenas é preciso tomar cuidado para não nos viciarmos nos meios tecnológicos a ponto de não conseguirmos agir sem essas ferramentas, ou de nos tornarmos impossibilitados de encontrar novas formas de procedermos frente àquilo que estamos planejando. Muitos adolescentes hoje já estão sendo comandados pelos jogos da internet, passam maior tempo frente às telas, disputando com pessoas dos mais diversos lugares do mundo. Há pontos positivos vistos nestes jogos, como a interação, o próprio conhecimento lógico, apenas deve-se tomar cuidado para não tornar-se um viciado e ter como companheiro familiar apenas um mero computador. Onde fica a socialização? E o momento com a família?
Olá Rosemari, Aline, Celina, Magrit, Marcia e Claudete ....
ResponderExcluirFica claro nas reflexões de vocês a importância em saber utilizar as tecnologias integradas no planejamento do professor. Concordo totalmente, a tecnologia por sí só não garante aprendizagem, o professor é que precisa se apropriar dos recursos tecnológicos para tornar a aprendizagem significativa.
Outro desafio bem grande, reside na importância do papel da família frente às tecnologias. Limitar o tempo destinado à internet em casa tem se mostrado eficiente e muitos pais precisam dessa orientação, pois não possuem tal conhecimento.
Mais uma vez entra a escola como instituição responsável pelo conhecimento, em informar alunos e pais sobre os benefícios e riscos oferecidos pela internet.
Abraço a tod@s!!!!
Neura
Educação e Tecnologia.....
ResponderExcluirNo atual cenário em que estamos inseridos, as informações chegam de forma galopante e em grande quantidade.
É visível a necessidade que existe de conhecimento quanto para o mercado de trabalho quanto para nosso dia a dia.
Dentro desse contexto, a educação surge com uma nova função, a função de organizar, articular essas informações recebidas pelos alunos, dando um verdadeiro significado para elas.
A educação precisa também assegurar o acesso a todos os alunos, incluindo os menos favorecidos ao mundo digital.
Não basta ter acesso as informações, ao conhecimento, é preciso saber usar isso de forma proveitosa e que possa realmente fazer a diferença em nossa sociedade.
Nos deparamos com enorme quantidade de recursos tecnológicos com isso a quantidade de informações vem aumentando de tal forma que é preciso uma conscientização maior para que possamos nos beneficiar dessas tecnologias , cabendo á escola o papel de exercer essa consciência crítica assim como uma orientação maior no sentido da utilização correta desses meios. Como pode ser percebido no segundo vídeo, que a família não estava preparada e não soube trabalhar a forma correta das tecnologias. Nesse caso ( mais uma vez) a escola deve enriquecer o ambiente educacional, propiciando a construção de conhecimentos por meio de uma atuação ativa, crítica e criativa, desempenhando função da escola e família.
ResponderExcluirCom relação ao primeiro vídeo, percebe-se que as tecnologias estão aí, para serem usadas no ensino aprendizagem , é uma ferramenta muito importante para a educação hoje, porque estamos na era digital, facilita a aprendizagem, nós como educadores devemos ensinar a maneira correta de usar essa tecnologia em prol do conhecimento. O segundo vídeo mostra essa ferramenta sendo usada de forma errada, será que essa família estava preparada para receber esta tecnologia, outra vez entra o papel do educador, de explicar como usar ferramenta para auxiliar o conhecimento e a aprendizagem.
ResponderExcluirMarielza diz:
ResponderExcluirAo assistir o primeiro vídeo, foi possível perceber que pratica e teoria devem andar juntas, pois não é possível com uma só exercer um bom trabalho. Vale ressaltar também que com relação às crianças ao ensinarmos os conteúdos previstos para cada nível, devemos também co-relacionar pratica e teoria.
Isso tudo é possível perceber ao vivenciarmos diariamente em nossas salas, que para o conteúdo ter sentido para o educando é preciso uma boa explicação (teoria) e um bom exemplo (pratica).
Com relação ao segundo vídeo, percebi que o personagem em questão esta totalmente dominado pelo jogo, não há mais limites para ele. Seria muito importante neste momento uma boa terapia e ajuda para que pouco a pouco ele pudesse se desprender de seu vicio e encontrar algo que o entretece tanto quanto o micro, mas com fim educativo que viesse a auxiliá-lo no ensino e aprendizagem.
Hoje no mundo todo existe um acesso ilimitado aos recursos tecnológicos,basta um click e os amigos são acessados em qualquer hora ou lugar.
ResponderExcluirAs crianças tem contato diário com esse mundo virtual, muitas vezes esse contato ilimitado acaba se tornando um vicio difícil de controlar.
Por isso, é necessário que os pais participem com seus filhos desse universo de conhecimento e informação orientando-os como usar de maneira responsável e segura.
O professor também deve ser orientador quanto ao uso das tecnologias como meio de conhecimento,informação e aprendizagem, apontando as consequências da utilização inapropriada para o aluno.
O planejamento do uso da tecnologia amplia as possibilidades de exploração de conteúdos escolares. O bom aproveitamento das máquinas reflete na melhoria da aprendizagem dos alunos, e para que isso seja realidade é preciso planejamento e incluir na formação espaço profissional as ferramentas tecnológicas adequadas para o projeto pedagógico, ou seja, pensar nas informações apresentadas e tornar realidade com o uso da tecnologia em sentido mais amplo.
ResponderExcluirRepensar no volume de informações e selecionar de maneira que o aluno organize de maneira aproveitável.
Todos nós sabemos que a utilização efetiva das tecnologias da informação e comunicação na escola é uma condição essencial para inserção mais completa do cidadão na sociedade . Muito já foi discutido sobre o uso das tecnologias e do computador na Educação, portanto já confirmou-se que tais recursos devem constituir-se em ferramentas para apoio e desenvolvimento da aprendizagem
ResponderExcluirPara isso acontecer devemos ter um planejamento adequado para o uso das tecnologias, estimulando nossos alunos ao desenvolvimento de suas habilidades, tendo sentido significativo de aprendizagem.
Todos nós sabemos que a utilização efetiva das tecnologias da informação e comunicação na escola é uma condição essencial para inserção mais completa do cidadão na sociedade . Muito já foi discutido sobre o uso das tecnologias e do computador na Educação, portanto já confirmou-se que tais recursos devem constituir-se em ferramentas para apoio e desenvolvimento da aprendizagem
Para isso acontecer devemos ter um planejamento adequado para o uso das tecnologias, estimulando nossos alunos ao desenvolvimento de suas habilidades, tendo sentido significativo de aprendizagem.
o vídeo nos mostra que estamos vivendo em um mondo cada dia mais conectado e o professor possui um papel muito importante, o de orientar o aluno no que é bom ou não para ele, principalmente o de selecionar um assunto e mostrar para o aluno como e onde encontrar, para que o mesmo perceba que o professor possui o conhecimento e usa a mídia apenas como uma ferramenta.
ResponderExcluirNo primeiro vídeo, o professor fala sobre a importância de organizar os conhecimentos, onde o educador precisa aprender primeiro para auxiliar o aluno na apropriação desses conhecimentos, e ensinar o que realmente é importante e o que será utilizado na sua vida na sociedade. Sendo assim, as tecnologias estão presentes em vários espaços, portanto o educador e a escola precisam fazer uso das mesmas para que a educação esteja atualizada e relacionando dessa forma teoria e prática, auxiliando o educando a usar essas tecnologias de maneira saudável enriquecendo a aprendizagem, para que não aconteça como no segundo vídeo, uso inadequado das tecnologias, gerando desentendimento familiar, tristeza e vício, não trazendo nenhum benefício para quem faz uso da internet. A escola é um espaço de aprendizagem e precisa (e pode) auxiliar os educandos a desenvolver o senso crítico, sabendo escolher e diferenciar o que é bom ou ruim para sua vida.
ResponderExcluirAdriana.
Acredito que hoje em dia, muitas pessoas, trocam suas vidas, para viver uma fantasia na tela de computador, muitas vezes esquecendo, de quem são e vivendo apenas a vida do personagem que criaram. Tudo isso leva a pessoa a influenciar as pessoas que vivem ao seu redor, a dependência destes jogos e o vício da internet, pode levar muitas pessoas a loucura.
ResponderExcluirAline Borsatti
Podemos dizer que o mundo tecnológico contempla horizontes os quais nos possibilita o conhecimento com maior rapidez, pode-se dizer que um dos grandes avanços do homem se dá através desse novo modelo de tecnologia computadorizada, onde oferece ao homem possibilidades de conhecimento, onde ser tão fácil acesso.
ResponderExcluirDe outro lado, muitas vezes o consumo exagerado leva as pessoas a se limitarem, escravizadas por um sistema dominado pelo ideológico que a tecnologia as conduz, algumas são influenciadas a perca da criatividade, onde desenvolvem uma lógica cega e irracional.
É preciso que nós educadores, continuemo-nos apropriar cada vez mais de conhecimento na área tecnológica para conduz os trabalhos com sucesso, entretanto não devemos deixarmo-nos ser dominados pelo consumo exagerado, cabe a nos a construção e ser o centro de criatividade em nossos alunos, onde associado à tecnologia nos viabiliza inovação e conhecimento, sem esquecer que propor cio a educação é muito mais que estar envolvido a um sistema tecnológico, é fazer uso, é desenvolver senso critico e criatividade, e fazer de nossos alunos novos formadores de opiniões.
Tresinha
Atividade vídeo 1
Baseado no vídeo do professor Ladislau percebe-se que a escola atual necessita de uma reestruturação no currículo escolar, principalmente na prática pedagógica e as novas tecnologias estão cada vez mais avançadas; apresentando um papel determinante na educação escolar sendo elas, um paradigma organizador, onde as práticas de ensino deverão responder pela melhoria real dos alunos e os mesmos, deverão estar preparados para os desafios da sociedade vigente, permitindo assim, uma interação entre educação e trabalho. Salientando que, educação e tecnologias estão atreladas, sendo que, atualmente a maioria das famílias possuem e utilizam muitos aparelhos tecnológicos, sem falar que as crianças (nossos alunos) nasceram na era digital, desta forma, a escola mais precisamente o educador deve utilizá-los na sua prática pedagógica, para tornar assim, suas aulas mais atrativas, interativas, desafiadoras do processo de aquisição do conhecimento de forma efetiva e eficaz. Quando o professor Ladislau cita que a escola deve adotar uma posição mais organizadora de conhecimentos do que lecionadora entendo que ele questiona a postura tradicional que ainda assumimos muitas vezes quando deixamos de lado conteúdos que podem ser trabalhados dentro de sala de aula de uma maneira mais dinâmica e pertinente, porque a escola tradicional não pode existir mais com decorebas, memorizações, descrições e situações fragmentadas distantes da realidade, já não tem mais vez, diante das necessidades e exigências do mundo atual, precisamos sim, de uma escola inovadora que auxiliem os alunos na busca de novas compreensões, ideias diferenciadas, ações criativas, imediatas e principalmente colaborativas diante da construção do conhecimento. Importante ressaltar, que a escola que precisamos deve ser uma instituição democrática de direitos que garantam a todos o acesso ao bem social, pois todas as camadas sociais devem avançar na busca dos conhecimentos, porque as necessidades atuais não são as mesmas de quinze anos atrás, portanto, a escola tem que ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento significativo, porque o momento que estamos vivendo clama por uma escola que contribua para formação de alunos pensadores, críticos, autônomos, criativos, polivalentes. Também, cabe a nós educadores, reciclar o volume de informações, onde devemos aprender a ter acesso ao essencial . Uma citação que me chamou a atenção foi “A cabeça não tem que ser bem cheia, tem que ser bem feita”. Diante disso, entendo que é de suma importância a organização do conhecimento (mais qualidade do que quantidade) e saber que a educação é uma ação para a vida toda, parte constitutiva do ser humano, ou seja tem uma conotação ampla, pois possibilita a cada dia a criação de novas competências para desenvolver formas de aprender e ensinar dentro de um sociedade caracterizada pelas tecnologias, diversidade, complexidade, Competitividade, interatividade entre os indivíduos.
ResponderExcluirMarilene Casagrande
o vídeo nos mostra que estamos vivendo em um mondo cada dia mais conectado e o professor possui um papel muito importante, o de orientar o aluno no que é bom ou não para ele, principalmente o de selecionar um assunto e mostrar para o aluno como e onde encontrar, para que o mesmo perceba que o professor possui o conhecimento e usa a mídia apenas como uma ferramenta.
ResponderExcluirDilce Pedroso.
Atualmente com o mundo digital os adolescentes ou público em geral, que não são educados, alfabetizados para usarem a internet de forma eficaz, acabam se entregando a um determinado jogo, programa e não consegue ficar sem usá-lo por muito tempo, isso torna-se um vício. Nesse caso tratando-se do segundo vídeo, observá-se que o adolescente sente que aquele jogo é necessário e normal para ele, acreditando que ele pode sair quando quiser, mas isso será muito difícil, quanto mais ele joga, mais quer jogar.Então cabe a nós educadores conscientizar de que a navegação deve ser consciente buscando um objetivo, e não um vício.
ResponderExcluirAo assistir os vídeos pode-se dizer que as tecnologias estão cada dia mais presentes na vida das pessoas e conseqüentemente na vida de nossos alunos. Para isso é necessário usá-las a nosso favor de uma maneira que ela venha a contribuir na aquisição dos conhecimentos.
ResponderExcluirA respeito do segundo vídeo percebe-se que a adolescência é uma das fases mais complicadas da vida. E os jogos online estão muito presentes nessa fase, por isso é preciso ter o máximo de cuidado com o tempo que uma criança ou um adolescente passa em frente a um computador, portanto é necessário estabelecer regras e limites quanto ao uso do mesmo. É necessário que os pais tenham a sensibilidade e a preocupação em orientar seus filhos para filtrar as informações recebidas.
Cleusa Reichert
Marilene Dalmagro Casagrande
ResponderExcluirBaseado no vídeo do professor Ladislau percebe-se que a escola atual necessita de uma reestruturação no currículo escolar, principalmente na prática pedagógica, pois as novas tecnologias estão cada vez mais avançadas; apresentando um papel determinante na educação escolar sendo elas, um paradigma organizador, onde as práticas de ensino deverão responder pela melhoria real dos alunos e os mesmos, deverão estar preparados para os desafios da sociedade vigente, permitindo assim, uma interação entre educação e trabalho. Salientando que, educação e tecnologias estão atreladas, sendo que, atualmente a maioria das famílias possuem e utilizam muitos aparelhos tecnológicos, sem falar que as crianças (nossos alunos) nasceram na era digital, desta forma, a escola mais precisamente o educador deve utilizá-los na sua prática pedagógica, para tornar assim, suas aulas mais atrativas, interativas, desafiadoras do processo de aquisição do conhecimento de forma efetiva e eficaz. Quando o professor Ladislau cita que a escola deve adotar uma posição mais organizadora de conhecimentos do que lecionadora entendo que ele questiona a postura tradicional que ainda assumimos muitas vezes quando deixamos de lado conteúdos que podem ser trabalhados dentro de sala de aula de uma maneira mais dinâmica e pertinente, porque a escola tradicional não pode existir mais com decorebas, memorizações, descrições e situações fragmentadas distantes da realidade, já não tem mais vez, diante das necessidades e exigências do mundo atual, precisamos sim, de uma escola inovadora que auxiliem os alunos na busca de novas compreensões, ideias diferenciadas, ações criativas, imediatas e principalmente colaborativas diante da construção do conhecimento. Importante ressaltar, que a escola que precisamos deve ser uma instituição democrática de direitos que garantam a todos o acesso ao bem social, pois todas as camadas sociais devem avançar na busca dos conhecimentos, porque as necessidades atuais não são as mesmas de quinze anos atrás, portanto, a escola tem que ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento significativo, porque o momento que estamos vivendo clama por uma escola que contribua para formação de alunos pensadores, críticos, autônomos, criativos, polivalentes. Também, cabe a nós educadores, reciclar o volume de informações, onde devemos aprender a ter acesso ao essencial . Uma citação que me chamou a atenção foi “A cabeça não tem que ser bem cheia, tem que ser bem feita”. Diante disso, entendo que é de suma importância a organização do conhecimento (mais qualidade do que quantidade) e saber que a educação é uma ação para a vida toda, parte constitutiva do ser humano, ou seja tem uma conotação ampla, pois possibilita a cada dia a criação de novas competências para desenvolver formas de aprender e ensinar dentro de um sociedade caracterizada pelas tecnologias, diversidade, complexidade, competitividade, interatividade entre os indivíduos.
A tecnologia é algo estremamente útil e necessário para os dis de hoje, é algo que agiliza e facilita a vida em sociedade. No entanto o segundo vídeo nos proporciona uma reflexão muito importante sobre a necessidade de haver uma orientação aos adolescente e crianças sobre como utilizar-se da tecnologia para fins realmente educativos. Essa orientação deve partir não somente dos professores, mas também dos pais, que devem estar arentos às atitudes de seus filhos com relação às tecnologias.
ResponderExcluirA informática pode ser um recurso de grande valia para a vida, mas sem orientação pode ser a destruição de uma vida toda e daquelas que a rodeiam.
Katiusa da Silva
Entendemos que temos muitas necessidades dos mais diversos para a sociedade atual, os meios tecnológicos se tornam ferramentas imprescindíveis para as pessoas e sociedade.
ResponderExcluirE para nós educadores que nada vale a teoria se não aplicarmos na pratica.
No segundo vídeo nos mostram o que está presente no dia-a-dia de muitas famílias os níveis de muitos adolescentes com jogos online, pois os mesmos deixam de comer e dormir para ficar na frente do computador, diante disso o nosso papel como educador é orientar estes jovens para que os mesmos saibam aproveitar estas tecnologias para adquirir conhecimento através de softwares educacionais.
Sonia Felchicher