quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sejam Bem-Vindos!!!!

Olá colegas,

Bem-vindos ao curso Introdução à Educação Digital: tecnologias na sociedade e na escola! É com grande alegria e satisfação que iniciamos o Curso Introdução à Educação Digital.
Esse curso integra um conjunto de políticas públicas voltadas à inclusão digital.
Nosso objetivo com esse curso é promover a inclusão digital dos professores, dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação.
O curso realizar-se-á em quatro encontros onde trabalharemos oito unidades:

Unidade 1 – Tecnologias no cotidiano: Desafios à inclusão digital. Tecnologias na escola e na sociedade
Unidade 2 – Navegação, pesquisa na internet e segurança na rede
Unidade 3 – Blogs:O que? Por que? E como?
Unidade 4 – Elaboração e edição de textos
Unidade 5 – Cooperação(ou interação) em rede
Unidade 6 –Cooperação pressupõe diálogo - Comunicação na rede
Unidade 7 – Slides Digitais na escola
Unidade 8 – Resolução de problemas com planilha eletrônica – Calc

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O uso das tecnologias no ambiente escolar, tem pontos positivos e negativos, o que defina qual desses pontos queremos salientar é o professor que irá definir. Na rede municipal de ensino de nosso municipio temos um grande aparato tecnologico ao alcance de nossos alunos e professores ( laboratorio de informatica, salas de aula com lousa digital, netbook por aluno) mas para a educação ser de qualidade vai depender de quem o usa e de como isso é feito. Acredito que o professor continua sendo a peça principal dessa engrenagem. Cabe ao professor a responsabilidade de diversificar a abordagem de seu componente curricular, de modo que o aluno seja provocado e instigado a aprender, mas que também tenha a posssibilidade de sintetizar e se apropriar do que aprendeu. Pesando dessa forma concordo com o comentario postado pelo Geferson ; o professor que não for autodidata está com os dias de sua profissão contados.

    ResponderExcluir
  5. A sociedade contemporânea está em constantes mudanças, principalmente tecnológicas, neste sentido, a escola não pode deixar de acompanhar estas mudanças, pois nossos alunos têm um maior acesso a essas novas tecnologias. A escola precisa proporcionar atividades que favoreçam diferentes formas de interagir e se relacionar, e, entre essas possibilidades, está desenvolver nos alunos competências para atuar com a tecnologia e com a internet, no sentido de usar estas ferramentas para suas funções globais. Neste novo cenário pedagógico as situações de aprendizagem devem transcorrer tranquilamente para professores e alunos, os saberes podem e devem ser compartilhados, com um bom planejamento das aulas e conhecimento básico destas ferramentas
    Liamara A. Blauth.

    ResponderExcluir
  6. Vivemos na era tecnológica onde todos têm acesso as mais variadas informações, inclusive as crianças. Sabendo que essas crianças frequentam a escola e entendendo-a como espaço educativo onde a criança tem acesso ao conhecimento sistemático, onde se discute sobre os mais variados assuntos e assim os educandos formam opiniões e constroem o conhecimento selecionando informações, faz-se necessário que a escola acompanhe o desenvolvimento tecnológico e utilize o computador como instrumento de aprendizagem, tornando a aula mais atraente e mostrando através da interação professor-aluno-computador que este pode ser o caminho para que o educando se torne um pesquisador, direcionando para o bom uso do computador, sabendo discernir o que é bom do que é ruim na internet, articulando informações e tornando-se crítico diante do que lhe é apresentado.
    A escola não pode ser o único local onde o aluno não use computador, pois este já faz parte da sua vida, quanto mais escola e professores resistirem a introdução do computador na sala de aula mais estarão se tornando “engessados” e perdendo a oportunidade de ensinar na era digital tornando a educação escolar como o centro da aprendizagem. Nós educadores não podemos perder espaço para a máquina e temos que utilizá-la de forma que ela faça parte do ensino de qualidade e da aprendizagem efetiva do educando na escola.
    Adriana Mari Faé da Silva.

    ResponderExcluir
  7. A tecnologia é um recurso presente no dia-a- dia do individuo e que a cada momento está evoluindo de forma rápida, trazendo vários benefícios para a sua vida ao mesmo tempo que questiona como a escola como tem assimilado essa evolução tecnológica.
    A escola deve preparar seus alunos para o uso do computador como ferramenta importante na construção do conhecimento do mesmo. Sendo que essa preparação traz benefícios na própria estrutura da aula, podendo em alguns momentos substituir o livro didático por um site e atividades que desperte uma aprendizagem significativa. Uma vez que é importante lembrar que o professor não perde a sua função na vida do aluno se souber é claro ser um bom mediador do conhecimento.
    Marines de Souza

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Atividade 2 – vídeo 2

    É importante percebermos o computador como uma ferramenta e o problema não está com ele e sim com o uso abusivo que podemos fazer dele. E como ferramenta, ele nos oferece diversas facilidades, que podem eventualmente ser o foco da dependência. Sendo que, a maioria dos usuários de computador e internet são jovens que, além do uso para facilitar os estudos e trabalho, usam computadores e internet também para jogos, sejam on-line ou não. Existem vários jogos sendo lançados para computador todos os dias. Alguns deles são rápidos de se jogar, outros demoram bastante tempo de jogo e outros ainda podem ser jogados quantas vezes a pessoa quiser. Sendo assim os pais devem estar conscientes do que seu filho esta jogando ou fazendo em frente ao seu computador, pois com tantas facilidades de jogos os familiares devem propor um tempo limite para o adolescente ou criança jogar por dia, para assim não se tornar uma pessoa dependente do jogo.
    Marines de Souza

    ResponderExcluir